(91) 98576-2506

NO AR

OVE NIGHT

www.barcarenafm.com.br

BELÉM

Belém é a capital com mais hospitalizações relacionadas à falta de saneamento básico, aponta estudo

Publicada em 15/06/20 as 17:42h por Por G1 PA — Belém - 19 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Belém é a capital com mais hospitalizações relacionadas à falta de saneamento básico, aponta estudo

Levantamento da Abes indica que cerca de 7% dos leitos da rede municipal de saúde são ocupadas por pacientes com doenças transmitidas pela água sem tratamento.

Por G1 PA — Belém


Esgoto a céu aberto em Belém — Foto: Ingrid Bico/G1 PA

Esgoto a céu aberto em Belém — Foto: Ingrid Bico/G1 PA

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) revelou que Belém é a capital do Brasil com maior média de internações hospitalares em decorrência de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. De acordo com o estudo, cerca de 7% dos leitos da rede municipal de saúde são ocupadas por pacientes com doenças transmitidas pela água sem tratamento.

Segundo o levantamento, foram analisadas as internações nas 27 capitais do Brasil durante os três primeiros meses de 2020. O estudo constatou que 7% dos leitos de Belém são ocupados por pacientes diagnosticados com cólera, febre tifóide, febre paratifóide, amebíase, diarreia, gastroenterite e outras doenças infecciosas no intestino.

Ainda de acordo com a pesquisa, Belém está cerca de 3% acima da média nacional de ocupação de leitos. Em todo o Brasil, cerca de 4,2% dos leitos são ocupados por pacientes dessas enfermidades.

Comunidades sem água e sem esgoto

Belém é a capital que mais registra hospitalizados em decorrência da falta de saneamento

Belém é a capital que mais registra hospitalizados em decorrência da falta de saneamento

O abastecimento de água e coleta de esgoto em Belém também estão entre os piores do Brasil. Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, a taxa de residências em Belém com abastecimento de água é de 70%, enquanto a taxa de residências com coleta de esgoto é de apenas 13%.

Ainda de acordo com o mesmo levantamento, os números de Belém seguem bem abaixo da média nacional. Em todo o Brasil, 83% das residências possuem abastecimento de água, enquanto 46% recebem coleta de esgoto.

Segundo especialistas, a falta de uma rede de água e esgoto que funciona prejudica nas estratégias do Governo de combate a pandemia da Covid-19. De acordo com a engenheira sanitarista Miroslawa Luczynski, não se pode pedir para reforçar hábitos de higienização se grande parte da população não tem água em casa.

"Não tem como o Governo fazer uma propaganda para melhorar os hábitos de higienização para prevenir a Covid-19 se milhares de pessoas não possuem saneamento básico. Ali você tem um grupo de risco em maior escala, que não tem nada a ver com faixa etária", explicou

O que diz o poder público

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que os estudos comprovam a falta de investimento dos governos passados na área de saneamento básico. A Companhia disse que, para mudar essa realidade, está retomando obras paradas.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), disse que vai avaliar os resultados dos estudos, mas informou que as orientações de prevenção às doenças de transmissão feco-oral são rotinas nas unidades de saúde e reforçadas nas visitas domiciliares feitas por agentes de saúde comunitários. Ainda de acordo com a Sesma, é feita a distribuição de hipoclorito, por meio de unidades básicas, para famílias colocarem na água antes do consumo.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) preferiu não comentar os estudos, mas disse que atua na orientação das secretarias municipais de saúde quanto ao planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de saúde, no sentido de assegurar a prevenção, recuperação e promoção da saúde pública. A Sespa ainda informou que está sempre à disposição das gestões municipais para assessorar e capacitar profissionais de saúde para serviços e ações de saúde.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 4813
Usuários Online: 40
Copyright (c) 2020 - Barcarena FM PA