(91) 98576-2506

NO AR

OVE NIGHT

www.barcarenafm.com.br

PARA

De volta ao trabalho: Paysandu define data de volta aos treinos na Curuzu e divulga protocolo

Publicada em 15/06/20 as 17:50h por Por GloboEsporte.com — Belém, PA - 20 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

De volta ao trabalho: Paysandu define data de volta aos treinos na Curuzu e divulga protocolo

Jogadores, comissão técnica, diretoria e funcionários farão testes de sorologia antes de voltar ao trabalho. Veja em detalhes o protocolo de segurança elaborado pelo clube

Por GloboEsporte.com — Belém, PA


Elenco e comissão técnica voltarão à Curuzu a partir da próxima sexta-feira — Foto: Jorge Luiz/Ascom Paysandu

Elenco e comissão técnica voltarão à Curuzu a partir da próxima sexta-feira — Foto: Jorge Luiz/Ascom Paysandu

O Paysandu confirmou a volta das atividades presenciais na Curuzu para a próxima sexta-feira, dia 19. O retorno será viabilizado através da expansão da parceria com um hospital particular, que irá realizar os testes de Covid-19 em atletas, comissão técnica, diretoria e funcionários a partir da quinta-feira. Além disso, todos terão que cumprir uma série de normas e orientações do protocolo de prevenção elaborado pela Diretoria de Saúde do Papão.

- Esse retorno dos treinos só é possível em razão da ampliação de uma parceria que já é antiga entre Paysandu e o Sistema Porto Dias. Nesse momento de crise que vivemos na saúde mundial, o clube estrategicamente reforçou os laços para viabilizar uma retomada com todos os cuidados necessários que a pandemia requer - explicou o presidente bicolor Ricardo Gluck Paul.

Na quinta-feira, 25 pessoas vão fazer o teste sorológicos (IgM e IgG) em horários alternados e os resultados sairão no mesmo dia. O lateral-esquerdo Diego Matos, o volante PH, os meias Alex Maranhão, Serginho e Luiz Felipe e o atacante Nicolas serão os primeiros jogadores avaliados. Demais jogadores, comissão técnica - incluindo Hélio dos Anjos -, diretores e assessores vão ser testados dia 25 e poderão iniciar as atividades no dia seguinte, a depender dos resultados.

- Os considerados aptos vão treinar em pequenos grupos, respeitando o distanciamento seguro. Com exceção dos atletas, todos os demais envolvidos vão usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas. Os funcionários estão sendo treinados para uma nova rotina, com uso de álcool gel, hipoclorito de sódio nas superfícies, ambientes e objetos. Todos deverão evitar compartilhar objetos pessoais. O treinamento vai evoluir de acordo com o cenário da pandemia e critérios técnicos, táticos e físicos dos atletas - frisa Edilson Andrade, médico do clube.

Treinos em grupos separados

Trabalhos, inicialmente, serão executados em grupos de seis a oito atletas — Foto: Jorge Luiz/Ascom Paysandu

Trabalhos, inicialmente, serão executados em grupos de seis a oito atletas — Foto: Jorge Luiz/Ascom Paysandu

Inicialmente, os treinos serão realizados com grupos divididos de seis a oito atletas para garantir o distanciamento social. Essa retomada faz parte de um planejamento que começou neste mês, afirma diretor de futebol Felipe Albuquerque.

-- Tudo isso já começou no dia 1º, com a primeira fase, que está sendo em home office. Depois vamos para uma fase teste, que começa na próxima quinta-feira, quando serão testados e estarão aptos para iniciar os trabalhos, na sexta-feira, 25 profissionais. Aí sim, no próximo dia 25, vamos iniciar a fase dois, também em Belém, e com o cumprimento do distanciamento. O restante de toda a equipe fará o teste no hospital - detalhou.

“Em seguida, vamos para uma terceira fase, na qual a gente já deve conseguir aumentar um pouco mais esse grupo e continuar trabalhando ao ar livre. Por fim, na quarta fase, esperamos estar treinando sem grandes restrições, já preparando o grupo em uma reta final para a retomada dos campeonatos”, projeta.

Nas dependências da Curuzu há vários pontos com álcool gel instalados para uso diário. Há três semanas, o estádio passou por processo de sanitização, como forma reduzir o risco de contágio da VCovid-19. O Paysandu ressalta que todas as medidas de segurança estão detalhadas no protocolo de proteção contra o coronavírus desenvolvido pelo clube e distribuído, em formato PDF, a todos os profissionais envolvidos na retomada das atividades.

- A partir da divulgação desse protocolo, vamos iniciar a conscientização com os atletas de tudo que será feito no dia a dia, desde coisas simples, como desinfecções de ambientes, utilização de álcool gel sempre, redução de número de colaboradores presencialmente, até a realização dos destes e adaptação do clube para receber todos os atletas. Eles vão tomar conhecimento da maneira como devem se transportar, o que devem fazer quando chegarem à Curuzu, o que devem fazer ao final de cada treino, etc - concluiu Albuquerque.

Na primeira semana somente seis jogadores treinarão na Curuzu, sempre pela manhã. A partir do dia 25, eles serão divididos em quatro grupos de seis a oito atletas que vão trabalhar em horários alternados, no estádio bicolor, para manter o distanciamento durante as atividades no gramado.

- Já são 13 semanas de paralisação das atividades na Curuzu, mas é bom deixar claro que durante esse período, fora de campo, nós nunca paramos, assim como os atletas também não, já que continuaram treinando de casa. [...] Ainda não sabemos quando as competições vão voltar, mas o Paysandu mais uma vez larga na frente, com muita cautela, responsabilidade, respaldo. Continuamos acompanhando os números da doença aqui no Pará e vamos manter todos os cuidados necessários para a nossa proteção - ressaltou Gluck Paul.

Planejamento de atividades

Transporte

  • De preferência em veículo particular, evitando-se carona;
  • Levar o mínimo necessário de objetos pessoais possíveis, álcool 70%, kit individual;
  • Evitar fazer paradas no caminho.

Ao chegar à Curuzu

  • Passar pela cabine de higienização;
  • Responder a avaliação médica diária e medição de temperatura;
  • Pegar suplementos, frutas e água;
  • Dirigir-se ao gramado.

Final do treino

  • Deixar objetos para higienização e dirigir-se para casa evitando paradas no caminho;
  • Ao chegar em casa, manter medidas de prevenção e etiqueta pessoal de higiene.

Rotina de testes

  • Serão realizados testes de sorologia nos atletas, comissão técnica e funcionários antes da reapresentação;
  • Atletas que apresentarem imunidade (lgG +)serão submetidos a exames complementares e formarão um grupo específico de treino de acordo com condições físicas;
  • Casos suspeitos serão afastados das atividades, isolados e submetidos a avaliação e exames necessários;
  • Todos os casos confirmados serão notificados e informados às autoridades sanitárias.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 4811
Usuários Online: 38
Copyright (c) 2020 - Barcarena FM PA